Outsourcing de TI: O que é e quais são as vantagens de contratar?

Outsourcing de TI: O que é e quais são as vantagens de contratar?

O outsourcing de TI é uma solução cada vez mais utilizada em diversos mercados ao redor do mundo. A terceirização, como conhecemos hoje, oferece benefícios e vantagens estratégicas que não podem ser ignoradas - e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo!

Embora seja difícil definir o momento exato do surgimento desta estratégia de negócios, a maioria dos pesquisadores concorda que o “boom” do outsourcing (terceirização em inglês) foi no mercado americano na década de 1980. Entretanto, mais de quarenta anos se passaram e muitas coisas mudaram no mundo ao longo das últimas décadas.

Dito isso, compartilharemos com você a seguir os benefícios e os motivos pelos quais sua empresa deve considerar a terceirização dos seus serviços de TI. Porém, antes de entrarmos a fundo no assunto, é preciso entender na prática o que é o outsourcing de TI.


O que é outsourcing de TI?


Antes de apresentarmos os benefícios, vamos entender o que é o outsourcing de TI em primeiro lugar. A Terceirização de soluções de tecnologia da informação é a prática de buscar um fornecedor externo para lidar com várias funções de TI de uma organização. Entre os serviços mais comumente terceirizados no setor estão:

- Suporte técnico (Service Desk e Field Service);

- Assistência técnica (Software e Hardware);

- Gestão e governança de TI.

- Desenvolvimento de software;

- Gerenciamento de banco de dados;

A terceirização de TI pode ser classificada de acordo com a posição geográfica do parceiro contratado:

- Offshore outsourcing - Quando a empresa contratada está localizada em outro continente, com fuso horário bastante diferente da empresa contratante. Este tipo de Outsourcing é bastante indicado em operações globais.

- Nearshore outsourcing - Neste caso a contratada fica localizada em fuso horário próximo ao do cliente, porém em outro país.

- Onshore outsourcing - Quando o parceiro de TI fica localizado no mesmo país do contratante. Esta modalidade é mais indicada em operações nacionais, na qual o parceiro, por se localizar no mesmo país, já conhece a cultura local.

Inúmeras empresas se beneficiam também contratando uma central de serviços em TI. Neste modelo é possível obter atendimento padronizado de qualidade e uma atuação mais ampla da TI com menores custos.

Todas as modalidade de terceirização mencionadas envolvem a contratação de um fornecedor externo para fazer o trabalho relacionado a TI de uma empresa, porém cada um possuí suas especificidades.


Benefícios da terceirização de TI para o seu negócio


Existem inúmeras vantagens para o outsourcing de TI em pequenas e grandes empresas. Por ser uma ótima ferramenta estratégica, pode oferecer mais do que apenas oportunidades de economia de custos. Para ilustrar melhor a ideia, separamos algum pontos chave a seguir:

Flexibilidade

A terceirização ajuda a gerenciar tarefas de TI e picos na carga de trabalho de forma rápida e eficiente.

O melhor de tudo é que você não precisa gastar na contratação e, em seguida, na demissão de um funcionário interno. Isso é particularmente útil quando uma empresa precisa de uma certa habilidade por um curto período de tempo.

Um amplo grupo de especialistas qualificados

O acesso a um grupo mais amplo de especialistas qualificados e recursos é um dos prós mais importantes do outsourcing de TI. Às vezes, pode ser muito difícil encontrar um funcionário interno com um conjunto específico de habilidades - e é ainda mais difícil treinar essas habilidades.

Portanto, faz mais sentido ter um provedor de serviços terceirizado que possa fornecer os recursos necessários. Dessa forma, é possível satisfazer as necessidades da sua empresa em habilidades, e tecnologias, de acordo com os requisitos solicitados.

Concentre-se nas principais atividades de negócios da sua empresa.

O desempenho de sua equipe pode ser aprimorado com a ajuda da terceirização de tarefas. A complexidade e variedade de recursos de TI que atualmente empresas de todos o portes precisam sustentar torna o processo de manter uma equipe de TI qualificada bastante árduo e complicado.

Em vez de sobrecarregar os trabalhadores com tarefas com as quais eles não estão bem familiarizados, é melhor deixar essas tarefas para especialistas, permitindo que uma equipe interna se concentre nas principais atividades de negócios. Esse benefício é especialmente frutífero para empresas que operam em nichos que não são de TI. Nesse caso, é sempre melhor terceirizar todas as tarefas de TI para um fornecedor de serviço.


Conclusão


Por fim, concluindo, vamos voltar a pergunta inicial mais uma vez. A terceirização é uma boa ideia? Seria difícil argumentar contra o fato de que a terceirização é uma ferramenta poderosa.

Indiscutivelmente, na maioria dos casos é uma boa ideia terceirizar as tarefas e funções de TI para quem pode executá-las melhor, de forma mais rápida e mais barata. No entanto, o outsourcing de TI possui uma série de desafios que devem ser considerados.

Essa estratégia tem algumas desvantagens que também devem ser levadas em conta. Recomenda-se que sejam ponderados todos os prós antes de realmente ter uma decisão final.

No entanto, você não precisa tratar os possíveis riscos associados à terceirização como algo que não será capaz de evitar.

Com a abordagem adequada para escolher um provedor de serviços terceirizado de qualidade, seguindo os conceitos de governança da ITIL, por exemplo, além de um contrato bem redigido, definindo níveis mínimos de serviços, indicadores de qualidade e outros fatores quaisquer, riscos atrelados a terceirização com certeza serão minimizados.

Na Pronet temos uma equipe especializada em projetos de outsourcing de TI, trabalhamos com uma equipe de gestão certificada e preparada para auxiliar sua empresa nesta jornada, entre em contato e descubra como podemos ajudar o seu negócio.