TI verde: Entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

TI verde: Entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

As áreas de sustentabilidade e de TI estão em conflito a décadas. Os Server Farms - a espinha dorsal das empresas de todo o mundo consomem toneladas de recursos anualmente.

Atualmente o consumidor está cada vez mais escolhendo empresas que adotam práticas sustentáveis, procurando reduzir ao máximo a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e adotando práticas de produção menos agressivas ao meio ambiente. A produção e operação de TI vem ganhando notoriedade neste assunto, por ser um dos grandes consumidores de recursos.

Ainda assim, existem maneiras de empresas serem mais sustentáveis ​​quando se trata de TI. Aderir a práticas como o programa Green IT Furukawa, por exemplo, é um ótimo de exemplo de como é possível progredir de uma forma responsável e sustentável.

Neste post vamos analisar esta e outras iniciativas que podem fazer toda a diferença no final do dia.


Infraestruturas de TI consomem recursos naturais


Todos nós estamos vagamente cientes de como a tecnologia consome nossos preciosos recursos naturais. No escritório, desktops, laptops e servidores dependem de fontes de energia constantes, por exemplo.  

Mas o problema não é apenas o consumo de recursos - esses dispositivos são responsáveis ​​por emissões significativas de GEE. Isso é particularmente verdadeiro no início da vida de um dispositivo, quando ele ainda está sendo produzido.

Uma vez que a tecnologia está em sua empresa, no entanto, o consumo de energia não para. A maioria dos dispositivos gera calor, como servidores e storages, portanto, energia adicional é frequentemente necessária para resfriar esses equipamentos.


Por que possuir uma TI Verde é importante?


Sustentabilidade nunca foi apenas uma palavra da moda. Trata-se de uma série de práticas, incluindo redução de nossa dependência de certas fontes de energia, limitação das nossas emissões de GEE e mudança na forma como fazemos compras de certos dispositivos.

Apesar de depender da tecnologia, as empresas que atuam em diversos setores da economia, não necessariamente tecnológicos, tendem a desperdiçar mais do que as empresas de tecnologia. Isso porque essas empresas podem estar menos conscientes da redução dos impactos ambientais que uma tecnologia mais recente e de ponta pode oferecer.

Importante destacar que promover práticas sustentáveis ​​também pode resultar em processos mais baratos. Dessa forma, sua empresa estará fazendo a coisa certa para o planeta enquanto diminui custos.

Além disso, questões ambientais são cada vez mais importante para os clientes - portanto, defender o verde pode melhorar a imagem de uma marca. Entretanto, a sustentabilidade não deve ser usada meramente como uma estratégia de marketing; em vez disso, práticas sustentáveis ​​devem ser incorporadas em seus processos de negócios de forma orgânica.


Tornando sua práticas de TI mais sustentáveis


A maioria das empresas pensa pequeno quando o assunto é reduzir seu impacto ambiental. É possível ir bem além de desligar/desconectar computadores e dispositivos que estão fora de uso. Então o que pode ser feito?

Separamos a seguir algumas das maneiras pelas quais as empresas podem realmente causar um impacto no sentido de uma infraestrutura de TI mais sustentável:

Data Center

Maximize o espaço do seu data center tanto quanto possível para minimizar os custos de refrigeração e energia. A utilização de corredores quentes e frios no Data Center reduz o consumo de energia e melhora o fluxo de temperatura interno. Automatizar os controles de iluminação, segurança e refrigeração também podem contribuir para otimizar o ambiente do DC.

Parque tecnológico

O uso de hardwares desatualizados exigem mais energia para funcionar e geralmente liberam mais calor exigindo resfriamento adicional. Atualizar o parque tecnológico periodicamente reduz o desperdício de recursos.

Produtos da linha Green

Os fornecedores de materiais de TI estão cada vez mais comprometidos com práticas sustentáveis. Empresas como a Furukawa possuem linhas específicas de produtos para negócios que possuem preocupação socioambiental. Os cabos da linha Green, produzidos pela empresa, não produzem gases tóxicos ao serem queimados (LSZH - Low Smoke Zero Halogen) possuem uma cobertura de polietileno verde, à base da cana-de-açúcar, o que o faz o produto ser ecofriendly.

Equipamentos com eficiência energética

Grupos como o TCO Certified e o Energy Star auditam e certificam fábricas e dispositivos por sua eficiência e práticas sustentáveis. Os produtos com os selos de Energy Star e TCO possuem uma eficiência energética superior aos demais.

Política de descarte sustentável

A lei N° 12.305 / 2010 institui a política nacional de resíduos sólidos, a PNRS - onde o poder público juntamente com fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes compartilham a responsabilidade do ciclo de vida do produto desde o seu desenvolvimento, a obtenção de matérias-primas, processo produtivo, consumo e a correta destinação final.

Nós da Pronet trabalhamos em parceria com os fabricantes para estabelecer um programa de logística reversa, viabilizando às empresas a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, sejam eles toners de impressoras, baterias de No-breaks, cabos ou equipamentos eletroeletrônicos. O plano de logística reversa de cabos é realizado em parceria com a Furukawa, onde é emitido aos nossos clientes um selo verde para a obra realizada, podendo ainda receber créditos relativos aos materiais que foram reciclados.


O crescimento sustentável é possível?


O crescimento econômico e a sustentabilidade são muitas vezes vistos como incompatíveis. No entanto é possível sim ter um “crescimento verde”. Muitos ativistas e as pesquisas estão começando a mostrar que, para proteger nosso meio ambiente, um dos três pilares da sustentabilidade, talvez tenhamos que “diminuir nosso impacto” enquanto realizamos o desenvolvimento econômico.

Isso não significa interromper a atividade econômica, mas sim que devemos reavaliar certas parcerias comerciais, otimizar processos e nossas próprias empresas e práticas para garantir que não produzamos ou consumamos de uma forma danosa ao meio ambiente.

Quer entender mais sobre como TI Verde pode ser implementada na sua empresa? Entre em contato conosco, nossa equipe trabalhará junto com você na adoção de práticas sustentáveis no ambiente tecnológico corporativo.