Qual a importância do Cabeamento Estruturado para um Data Center?

Qual a importância do Cabeamento Estruturado para um Data Center?

Com o fluxo de dados crescendo exponencialmente, o espaço e a eficiência dos Data Centers se tornaram fatores importantíssimos para as empresas.

O projeto correto e bem elaborado de cabeamento estruturado permite que o Data Center seja modular e escalonável, além de permitir a otimização do uso de espaço e de resfriamento/consumo de energia. Além disso, nos Data Centers de alta densidade de hoje, um sistema de cabeamento estruturado bem projetado aumenta o tempo de atividade e o retorno sobre o investimento, ao mesmo tempo que diminui suas despesas operacionais.

Neste post, explicaremos o que são sistemas de cabeamento estruturado para Data Center e analisaremos os benefícios que você pode obter ao implementá-los corretamente em sua empresa.


O que é um sistema de cabeamento ponto a ponto?


Considerado ultrapassado, um sistema de cabeamento ponto a ponto é construído com conexões diretas – também conhecidas como "home runs". Os cabos jumpers são usados ​​para conectar um dispositivo, como um switch, servidor ou unidade de armazenamento, diretamente a outro dispositivo.

Conforme o número de conexões em um Data Center aumenta devido ao crescimento, um sistema de cabeamento ponto a ponto se torna difícil de se manter.

Quaisquer acréscimos ou atualizações no equipamento normalmente resultam na passagem de outro cabo, o que cria uma teia de cabos volumosos, muitas vezes referida como "cabeamento espaguete".

Além de ser confuso, um sistema de cabeamento ponto a ponto levanta problemas potenciais, como fluxo de ar reduzido e tensão nos cabos, o que afeta negativamente a taxa de transferência de dados.

O fluxo de ar reduzido diminui a vida útil do hardware, fazendo com que a máquina trabalhe mais, aumentando assim o consumo de energia. Sistemas de cabeamento ponto a ponto devem ser evitados a qualquer custo.


O que é o cabeamento estruturado para Data Center?


O cabeamento estruturado para Data Center define, de acordo com as normas vigentes, como deve ser projetada a infraestrutura de telecomunicações e salas de computadores dentro do próprio DC.

No projeto de cabeamento estruturado são definidos o tipo de topologia utilizado, a organização dos espaços internos, requisitos de redundância, tipo de cabeamento utilizado e componentes de infraestrutura.


Por que usar um sistema de cabeamento estruturado?


Felizmente, ter um bom projeto de cabeamento estruturado garante ter Data Centers com desempenho, confiabilidade e escalabilidade.

Ao considerar todo o investimento na infraestrutura de uma instalação, não é recomendado deixar a qualidade de seu cabeamento ao acaso. Sendo assim, separamos a seguir algumas das principais razões para utilizar um sistema de cabeamento estruturado:

Tempo de atividade máximo

Adicionar novo hardware leva muito menos tempo. Como os cabos são organizados e instalados de maneira ordenada, há menos confusão. É menos provável que o cabo errado seja desconectado durante as movimentações, acréscimos e mudanças.

Volume reduzido

Um sistema de cabeamento estruturado permite que os técnicos usem cabeamento tronco de menor diâmetro, reduzindo o volume geral do cabo e diminuindo as chances de fluxo de ar bloqueado e cabos esmagados. Por natureza, um sistema de cabeamento estruturado é organizado e planejado.

Maior escalabilidade

Os Data Centers de hoje são ambientes complexos e diversos. Um sistema de cabeamento estruturado é necessário para gerenciar e oferecer suporte a conexões de hardware e para permitir o crescimento da rede. Um sistema estruturado permite escalabilidade devido ao seu design modular. Uma vez que o footprint já está no lugar, é fácil adicionar patch panels adicionais para criar novas conexões.

Retorno sobre o investimento

Um sistema de cabeamento estruturado durará por várias gerações de hardware. Com o tempo, um sistema de cabeamento estruturado irá:

- Reduzir os custos operacionais do sistema, incluindo aquecimento, resfriamento e energia.

- Reduzir o tempo de instalação e manutenção. A estrutura do sistema de cabeamento permite mudanças e atualizações eficientes.

- Aumentar a disponibilidade do sistema reduzindo o tempo necessário para movimentações, adições e alterações.

- Manter a continuidade dos negócios minimizando as fontes de falha, a possibilidade de erros e o perigo de o cabeamento ser inadvertidamente desconectado.


Normas e Conceitos


Organizações normalizadoras como a ABNT, ANSI/TIA criaram normas que definem os requisitos mínimos para o projeto de Data Centers e seu cabeamento estruturado. As principais normas são:

ANSI/TIA-942-B – Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers.

ANSI/BICSI 002-2019 – Data Centre Design and Implementation Best Practices.

EN 50600-1 – Information Technology – Data Centre Facilities and Infrastructures – Part 1: General Concepts.

ABNt NBR-14565:2013 – Cabeamento Estruturado Para Edifícios Comerciais e Data Centers.(Futura NBR-16665 – Cabeamento Estruturado para Data Centers).

Dentre as normas para cabeamento estruturado em Data Center, as principais são:

ISO/IEC 11801-5:2017 - Information Technology – Generic Cabling for Customer Premises – Part 5: Data Centres (antiga ISO/IEC 24764).

EN 50173-5:2018 – Information Technology – Generic Cabling Systems – part 5: Data Centre Spaces.

EN 50600-2-4:2015 – Information Technology – Data Centre Facilities and Infrastructures – Part 2 - 4: Telecommunications Cabling Infrastructure.


Principais Espaços


Para melhor otimização do fluxo de dados do Data Center, a ANSI/TIA-942-B define os principais espaços de um Data Center, são eles:

Entrance Room (ER)

Sala de entrada é um espaço de interconexão entre o cabeamento estruturado do Data Center e o cabeamento proveniente das operadoras de telecomunicações.

Main Distribution Area (MDA)

Principal ponto de distribuição de um cabeamento estruturado do Data Center. Esta é uma área crítica, onde suas principais manobras são realizadas, onde fica o principal cross-connect.

Intermediate Distribution Area (IDA)

Espaço intermediário destinado à distribuição de um cabeamento estruturado entre o MDA e uma sala de servidores. É uma área crítica, tanto quanto o MDA, onde são feitas manobras da sala de servidores onde está instalado.

Horizontal Distribution Area (HDA)

Utilizada para conexão com as áreas de equipamentos. Inclui o cross‑connect horizontal (HC) e equipamentos intermediários.

Zone Distribution Area (ZDA)

Ponto de interconexão opcional do cabeamento horizontal. Permite maior flexibilidade ao cabeamento estruturado do Data Center, fica posicionado entre o HDA e o EDA.

Equipment Distribution Area (EDA)

Espaço destinado para os Servidores, Storages e os equipamentos de comunicação de dados ou voz (switches, centrais).


Topologias


A norma permite o uso de três topologias distintas, apresentadas a seguir.

Topologia Reduzida

Este tipo de topologia é utilizado em Data Centers menores. Nesta topologia existe um único MDA que centraliza todos os cross-connects principais e horizontais. Esta topologia não utiliza os IDAs e HDAs, toda a distribuição de cabeamento ocorre no próprio MDA.

Topologia Básica

Este tipo de topologia é utilizado em Data Centers de médio porte. Nesta topologia existe um único MDA, porém este consolida apenas os cross-connects principais. Para cada EDA deve existir um HDA que fará os cross-connects horizontais entre a MDA e a EDA.

Topologia Distribuída

Este tipo de topologia é utilizado em Data Centers de grande porte. Nesta topologia existe um único MDA, porém este consolida apenas os cross-connects principais. Para cada EDA deve existir um HDA que fará os cross-connects horizontais entre a MDA e a EDA. Nesta topologia existe a utilização de IDAs entre os HDAs e MDAs para melhor distribuição do cabeamento. Neste tipo de Data Center também utiliza-se mais de uma sala de entrada e múltiplas salas de telecomunicações, o que permite maior redundância e resiliência do DC.


Quais componentes de Infraestrutura devo utilizar no Data Center?


A utilização de material adequado é de extrema importância na construção de um Data Center. Quando se trata de componentes de infraestrutura, é ideal ter materiais de alta qualidade e performance. A Furukawa possui a linha ITMAX compostas por produtos de alta qualidade, preparados para a construção de um Data Center 400G Ready, pronto para suportar a vazão de processamento de dados da próxima geração de aplicações.

Para garantir a performance do Data Center, é recomendado a utilização de cabeamento metálico Cat6a, sendo também permitido o uso de Cat6 ou Cat8. Para as conexões ópticas, podem ser utilizadas fibras monomodo ou multimodo. As fibras multimodo são recomendadas em aplicações com distâncias menores que 150 metros, utilizando as fibras do tipo OM4 ou OM5. As fibras monomodo recomendadas são as LWP G.652D ou BLI G.657.

As interconexões do Data Center devem ser realizadas com cabeamento pré-conectorizado. Para fibras ópticas, recomenda-se o uso de service cables MPO, que garantem performance e otimização de espaço do Data Center (um único cabo pode agregar até 72 fibras.


A importância do gerenciamento da infraestrutura


Sabemos da importância do Data Center nas organizações e do quanto a indisponibilidade de um serviço pode impactar no negócio da sua empresa. O Data Center é um ambiente complexo, uma falha de infraestrutura pode demorar para ser detectada e corrigida por conta disso.

As soluções AIM – Automated Infraestructure Management trabalham com monitoramento das conexões físicas de maneira a identificar rapidamente a localização dos pontos e ainda oferece a mais alta confiabilidade na documentação das conexões. Isso diminui significativamente o tempo de recuperação, que causa severos prejuízos em Data Centers ao redor do mundo.

A Furukawa possui a solução DataWave, que permite a gestão e automação da infraestrutura do Data Center de forma rápida e eficiente. Nós da Pronet temos uma equipe capacitada e prepara para implantar esta solução no seu negócio.


Conclusão


Por fim, como foi demonstrado, o projeto de cabeamento estruturado é extremamente importante para que o Data Center tenha desempenho, escalabilidade e seja de fácil manutenção.

Seguindo estratégias de cabeamento inteligentes, as operações dos Data Centers podem ser executadas de forma mais suave, permitindo que usuários gastem mais tempo entregando valor aos seus clientes e menos tempo se prendendo às necessidades de cabeamento da instalação.

Nós da Pronet temos uma equipe especializada em projetos e construções de Data Centers, entre em contato e descubra como podemos ajudar o seu negócio.