Como proteger seu investimento em Cabeamento Estruturado

Como proteger seu investimento em Cabeamento Estruturado

O cabeamento de rede é um tópico que muitas empresas consideram assustador. Se você não trabalha com TI, pode nem estar familiarizado com o termo cabeamento estruturado.

Normalmente, as empresas estão mais preocupadas com segurança, soluções em nuvem ou novas atualizações de software para usuários finais.

Entretanto, a rede de cabeamento estruturado é a base de tudo isso. A seguir compartilharemos detalhes sobre como funcionam, por que são importantes e como projetar uma das partes mais cruciais da sua infraestrutura de TI.


O que é uma rede de cabeamento estruturado?


Para resumir, o sistema de cabeamento estruturado consiste em tornar a infraestrutura de telecomunicações autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede que oferecerá suporte aos vários serviços de uma empresa como redes de dados, impressão, wifi, telefonia (IP ou análogica), CFTV, entre outros.

O cabeamento estruturado é a base de sua infraestrutura de rede e permite toda a transmissão de dados e serviços. Um sistema de cabeamento estruturado bem planejado permite que futuras ampliações sejam realizadas facilmente e que a manutenção da rede ocorra com menor custo.

É assim que você deve pensar sobre o seu sistema de cabeamento estruturado. Você quer que ele siga as normas vigentes, seja organizado, funcional e seguro.


Principais normas de cabeamento estruturado


Um sistema de cabeamento estruturado bem planejado deve seguir as normas do setor, dentre os quais as mais importantes são:

ABNT NBR 14565:2013 Cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers;

EIA/TIA 568 B - Normas de cabeamento para edifícios comerciais.

EIA/TIA 569 A - Normas de infraestrutura para Edifícios Comerciais.

EIA/TIA 568 B.2-1 – Requerimento de testes para Cat. 6.

EIA/TIA 606 - Normas de administração de infraestrutura para Edifícios Comerciais.

EIA/TIA 607 - Normas de aterramento para sistema de cabeamento estruturado para edifícios comerciais.

EIA/TSB - 67 - Especificações para testes em campo de sistema de cabeamento estruturado.

EIA/TSB - 72 - Diretrizes para cabeamento centralizado de fibra óptica.

EIA/TSB - 75 - Diretrizes para cabeamento horizontal para escritórios abertos.

Segundo a norma ABNT NBR 14565, o sistema de cabeamento estruturado deve ser dividido em espaços e seus elementos funcionais. Os espaços do sistema de cabeamento estruturado são listados a seguir:

Sala de equipamentos (ER)

Também conhecido como Centro de Processamento de Dados (CPD) ou Data Center (DC), este é o espaço central do TI da empresa. Nesta sala ficam os servidores, switches core e roteadores para fornecer os principais serviços da empresa. Toda a rede de dados deve convergir para esta sala. Por conta da sua criticidade, é extremamente importante que essa sala seja planejada com elementos de redundância.

Sala de telecomunicações (TR)

A sala de telecom, ou sala técnica, são espaços reservados para realizar a distribuição dos serviços fornecidos pela ER para todas as áreas de trabalho que esta TR fornece. Por norma, uma TR deve atender áreas de trabalho de um mesmo pavimento a uma distância máxima de 90 metros.

Área de trabalho (WA)

A área de trabalho é o espaço destinado ao usuário final para utilização dos serviços de rede da empresa. Cada área de trabalho deve possuir pelo menos uma tomada de telecomunicações.

Sala de entrada e infraestrutura de entrada (EF)

Espaço destinado à interligação entre a rede do estabelecimento e a rede externa, podendo ser esta a internet, onde a interligação é realizada por meio de provedores, ou a uma rede privada da empresa, interligando com outras unidades.

Os elementos funcionais do sistema de cabeamento estruturado podem ser divididos em:

Distribuidor de campus (CD)

Elemento que interliga e distribui a rede de edifícios diferentes.

Backbone de campus

Cabeamento de alta velocidade, normalmente fibra óptica, que interliga edifícios diferentes de um mesmo campus.

Distribuidor de edifício (BD)

Elemento que recebe o backbone de campus e distribui a rede entre as salas técnicas e sala de equipamentos do edifício.

Backbone de edifício

Também conhecido como cabeamento vertical, comumente utiliza-se fibra óptica, é o cabeamento que interliga o BD aos FD.

Distribuidor de piso (FD)

Elemento que recebe o backbone e distribui a rede entre as TOs do pavimento.

Cabeamento horizontal

Cabeamento que interliga o distribuidor de piso às tomadas de telecom. Comumente é utilizado o cabo UTP Cat5e ou Cat6 para realizar o cabeamento horizontal. Em redes GPON, a fibra óptica pode ser utilizada como cabeamento horizontal, diminuindo significativamente o número de cabos necessários e volume deste cabeamento.

Ponto de consolidação (CP)

Elemento opcional que serve como ligação intermediária entre o FD e o TO. O ponto de consolidação é utilizado para aumentar a flexibilidade do sistema de cabeamento estruturado, permitindo alterações na planta do pavimento sejam realizadas mais facilmente.

Tomada de telecomunicações (TO)

A tomada de telecom é o ponto final do sistema de cabeamento estruturado, este elemento é utilizado para interligar o equipamento do usuário à rede corporativa.


3 razões que tornam o assunto crítico para qualquer organização


Cada empresa séria possui um sistema de cabeamento estruturado, mas eles variam em tamanho, organização e capacidade. Não importa o tamanho do seu negócio, ter uma rede de cabeamento estruturado perfeitamente funcional irá evitar muitos problemas.

Aqui estão os 3 principais motivos pelos quais as redes de cabeamento estruturado são essenciais para a segurança de TI:

Conformidade e Segurança

Projetos que seguem as normas e padrões do mercado garantem maior segurança à rede corporativa. Realizar o projeto e instalação conforme os espaços e elementos funcionais da norma garante a segurança física da rede e evita possíveis acessos indevidos aos ativos que só devem ser utilizados por pessoal qualificado e credenciado.

Maior velocidade e confiabilidade

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa é a estabilidade e a velocidade da sua rede. Não há nada mais frustrante do que estar em uma reunião virtual importante e ter problemas de latência ou quedas repentinas.

Ter uma rede de cabeamento estruturado altamente funcional permite que você e seus funcionários tenham uma conexão confiável com a internet. Além disso, otimiza a velocidade na localização de arquivos importantes armazenados em sua rede.

Se você já tentou pesquisar um arquivo específico e teve que esperar um longo período de tempo para que ele fosse localizado, você pode ter alguns problemas com seu sistema de cabeamento físico.

Economia de custo

Sua rede de cabeamento estruturado pode economizar tempo e dinheiro. Como mencionamos acima, é o núcleo da sua organização e deve ser investido para que você não precise gastar mais dinheiro no caminho para consertar ou mesmo reinstalar toda a rede.

Se seus funcionários não conseguem ser produtivos devido a problemas de latência, quedas e arquivos perdidos, você está perdendo dinheiro. Se sua equipe de suporte precisa gastar o dobro do tempo localizando o problema, você também está perdendo dinheiro.


Como garantir que tenho uma rede de cabeamento estruturado de qualidade?


Primeiramente, garanta que você está utilizando os materiais adequados e de qualidade para o seu negócio. A Furukawa trabalha com a linha FCS – Furukawa Connectivity System, é líder no mercado global de telecom e possui produtos de altíssima qualidade. Se sua instalação for realizada por empresas credenciadas, como a Pronet, o projeto possui uma garantia de 25 anos, sendo certificado pela própria Furukawa.

Após a execução do seu projeto, como garantir que sua rede tem qualidade de fato? Para qualquer rede recém instalada, é imprescindível a certificação da rede. Para certificar uma rede, são utilizados equipamentos de alta precisão, que fazem testes nos seu cabeamento e medem interferências gerados por ruídos externos, ruídos internos (causados pelos próprios pares dentro do mesmo cabo), além de detectar problemas físicos nos cabos, como cabos com fiação exposta ou mal acondicionados.


Como obter uma rede de cabeamento estruturado altamente funcional?


Encontre um provedor de cabeamento estruturado qualificado

Esta é a melhor maneira de garantir que você está se preparando para o sucesso. Aqui na Pronet temos uma equipe qualificada, certificadas nas principais tecnologias do mercado, capazes de projetar sua rede de acordo com suas necessidades.

Planeje com antecedência

Planejar-se para o que você precisa a longo prazo é uma ótima maneira de alcançar bons resultados. Para onde você vê seu negócio indo? Quão grande você planeja crescer nos próximos 5-10 anos? Quantos locais você tem? Entenda que o custo com um projeto de rede bem elaborado é um investimento no seu negócio.

Obtenha os melhores cabos para suas necessidades

Existem várias marcas e tipos de cabos no mercado hoje. Você provavelmente já ouviu falar de cabos UTP Cat5e, Cat 6, fibras ópticas monomodo e multimodo OM3, OM4 e OM5. Porém não tem certeza qual é a mais indicada para o seu negócio? Provavelmente, você precisará de uma combinação de modelos, dependendo do seu negócio.


Para fechar


Por fim, se não foi frisado o suficiente ao longo do conteúdo lembre-se que um fornecedor de qualidade sempre estará disponível para discutir seu ambiente existente, ajudá-lo a projetar a rede de cabeamento estruturado ou simplesmente explicar detalhes sobre o assunto para você. Trabalhar com parceiros confiáveis é a chave para o sucesso!