O que é um Data Center? Entenda como utilizá-lo em seu negócio.

O que é um Data Center? Entenda como utilizá-lo em seu negócio.

O que é um Data Center? Entenda como utilizá-lo em seu negócio

A maioria das empresas modernas precisam realizar o gerenciamento de seus dados de alguma forma. De servidores locais e equipes de TI a soluções de computação em nuvem, a infraestrutura de um Data Center se tornou o centro das operações empresariais no século 21.

Os Data Centers consistem em equipamentos de infraestrutura crítica que permitem a uma empresa construir uma presença online, manter a eficiência nas operações diárias, executar aplicativos, processar dados, entre muitas outras tarefas.  

Neste artigo ofereceremos uma visão mais aprofundada dos Data Centers, desde as configurações básicas dos equipamentos até o gerenciamento da infraestrutura do Data Center em si. Sem mais delongas, vamos ao detalhes!


O que é um Data Center? Como o equipamento funciona?


Em sua essência, um Data Center é um local centralizado que hospeda os equipamentos de computação e rede necessários para coletar, armazenar, processar e distribuir grandes quantidades de dados.

As instalações também são essenciais para fornecer acesso a grandes quantidades de dados armazenados para os funcionários que executam operações diárias, aplicativos e outros processos em um ambiente de computação em nuvem.

Os Data Centers modernos consistem em uma variedade de componentes de infraestrutura. Isso inclui servidores e equipamentos de conectividade de rede que permitem o acesso aos mais diversos serviços de uma empresa, desde acesso compartilhado à dados, gerenciamento centralizado de usuários (Active Directory), até aplicações de gestão da empresa como um todo (ERPs).

Os usuários, seja usando um serviço privado ou um serviço compartilhado, acessam dados e programas alojados em equipamentos via rede local ou pela Internet.


O que constitui uma infraestrutura de Data Center?


O design geralmente varia de acordo com as necessidades de cada cliente corporativo individual. Independente dos casos individuais, a infraestrutura do Data Center normalmente é dividida nas seguintes áreas:

Entrance Room (ER)

A ER ou sala de entrada é a área na qual os equipamentos que interconectam redes externas à empresa, como os modems das operadoras de internet, devem ser instalados. Nesta sala também existe um controle de acesso específico para permitir a entrada apenas de pessoas autorizadas nas outras áreas do Data Center.

Main Distribution Area (MDA)

Na área de distribuição principal é o ponto de convergência central de todo o sistema de cabeamento estruturado. Neste local ficam abrigados os switches e roteadores core, denominados Main Cross-Connect (MC), responsáveis pelo roteamento de todos os dados da empresa. A depender do tamanho do Data Center, a MDA pode ser situada na mesma sala dos servidores ou ser separada a fim de aumentar sua segurança.

Horizontal Distribution Area (HDA)

Área de distribuição horizontal conecta os servidores com a MDA. A HDA possui a rede de distribuição local, LAN, e uma rede separada especificamente para o acesso em alta velocidade de armazenamento, denominado rede SAN.

Zone Distribution Area (ZDA)

A Área de distribuição da zona é um ponto de interconexão opcional. Interconecta a HDA com a sala de equipamentos. A ZDA pode ser utilizada para dar maior flexibilidade ao DC, possibilidtando que alterações na sala de equipamento sejam realizadas sem grandes mudanças na sua infraestrutura.

Equipment Distribution Area (EDA)

A Área de distribuição de equipamentos é o local onde ficam alocados os servidores e  storages do Data Center. Os equipamentos desta área são responsáveis por fornecer os principais serviços de TI da empresa.

Esses componentes trabalham juntos para fornecer acesso a aplicativos que suportam operações de negócios e distribuem cargas de trabalho em uma variedade de máquinas para garantir uma operação eficiente.

Considerada como um todo, a infraestrutura de um Data Center fornece aos usuários:

- Infraestrutura de rede para conectar servidores de Data Center (físicos e virtualizados), serviços, armazenamento e conectividade externa para usuários finais.

- Infraestrutura dedicada ao armazenamento e gerenciamento de dados que os usuários precisam para as operações diárias.

- Os servidores processam, fornecem espaço de memória, armazenamento local e conectividade de rede que impulsiona os aplicativos para empresas.


Quais são os tipos de Data Centers?


Os Data Centers podem ser classificados de acordo com seu nível de resiliência à falhas. Esta classificação foi elaborada pelo Uptime Institute e divide tipos de DCs por tiers, de acordo com seu nível de segurança. 

Atualmente existem quatro certificações Tier emitidas para os Data Centers:


Tier 1

Nível de DC mais básico, que não requer nenhum tipo de redundância. Caso seja necessário realizar qualquer manutenção, os serviços serão interrompidos.


Tier 2

Neste nível o Data Center possui uma estrutura de redundância parcial, de forma que o número de vezes que os servidores ficam inoperantes é menor.


Tier 3

Os Data Centers tier 3 possuem um alto grau de redundância e devem fica operantes em 99,982% do tempo. Estes DCs são projetados para operar em 24x7, suas manuteções não causam a parada dos serviços hospedados.


Tier 4

Nível mais alto de confiabilidade de um DC. Um DC tier 4 possui redundância em toda a sua infraestrutura, o que possibilita que p sei tempo de inatividade máximo chegue a 26 minutos por ano.


Como são mantidos os Data Centers?


A eficiência de qualquer Data Center, em nuvem privada ou corporativa, se resume à manutenção adequada. Isso inclui a manutenção da infraestrutura física que compõe o Data Center, bem como do prédio e manutenção de seus sistemas, máquinas virtuais, backup e disaster recovery.

À medida que mais e mais empresas recorrem a essas instalações, é vital entender como manter Data Centers. A manutenção dos equipamentos pode ser dividida em categorias ou subsistemas. Isso inclui inspeções regulares, testes contínuos, manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Para manter o bom funcionamento de um Data Center, é necessário que sejam realizadas análises e atuações periódicas. Testes contínuos, por exemplo, são feitos para garantir que os equipamentos e sistemas estejam operando dentro dos parâmetros adequados.

A manutenção de um Data Center envolve serviços não só do cabeamento estruturado (metálico e óptico), mas também de sistemas de climatização de precisão, energia (Nobreaks e geradores), combate a incêndio além de subsistemas como CFTV, controle de acesso, controle ambiental, portas e piso elevado. Tudo isso exige uma empresa com sólida experiência e conhecimento da principal norma de padronização de Infraestrutura de telecomunicações de Data Centers: A ANSI/TIA-942.


Planejando construir seu próprio Data Center?


A construção de um Data Center deve ser feita com muito planejamento, por uma equipe qualificada. Um Data Center bem projetado deve possuir redundância em todos os seus principais recursos. O sistema de energia deve possuir mais de um No-break com autonomia grande o suficiente para suportar falhas elétricas ou segurar a carga até que um gerador entre em ação.

O sistema de climatização também deve possuir redundância e trabalhar com corredores quentes e frios. Os ativos de rede e servidores devem possuir suas redundâncias alimentadas por equipamentos de energia diferentes, de modo que em caso de falha, não haja a parada simultânea do ativo principal e da redundância.

Outros sistemas também devem ser projetados de acordo com o tamanho e aplicação do Data Center como: prevenção de incêndio, controle de acesso, monitoramento ambiental, CFTV, entre outros.

A Furukawa Electric possui uma série de produtos de infraestrutura que possibilitam a construção de um Data Center de alta performance. Os produtos ITMAX, oferecidos pela Furukawa, garantem um Data Center a prova de falhas e 400G-Ready, concebidos para suportar as aplicações 400G de um Data Center atual e aplicações futuras.

Nós da Pronet temos uma equipe especializada em projeto, construção e serviços de manutenção preventiva e corretiva de Data Centers, com atendimento 24x7 para que os serviços críticos da sua empresa não parem nunca.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe e entenda como podemos te ajudar.